segunda-feira

Monte Alentejano


Para quem vem de Lisboa e deseja aventurar-se pelo interior Alentejano, a primeira paragem obrigatória é em Montemor o Novo. Foi precisamente nesta cidade que encontrei um conceito moderno e multimodal, mas de cariz intensamente tradicional, o "Monte Alentejano" não é só um restaurante... é também uma agradável residencial e uma galeria de arte tradicional Alentejana.

Num edifício muito personalizado com marcados traços regionais e com a adequada decoração, bem localizado na principal artéria de Montemor, o Monte Alentejano oferece-nos a riqueza sublime da gastronomia puramente Alentejana.

Tudo o que possam pensar, ali existe e com qualidade ... Ensopado de Borrego, Migas com carne do Alguidar, Tomatada em Pingo de Toucinho, Açorda de Bacalhau ou Marisco, deliciosamente acompanhado pelos doces tradicionais Sericaia, Pão de Rala ou Encharcada de Ovos.

quarta-feira

Café Modesto


Para os apreciadores de marisco e petiscos depois de um dia de praia, a minha sugestão não podia passar sem recomendar a verdadeira casa de petiscos " Modesto ".

Fica em Sesimbra, nas traseiras da marginal bem perto da fortaleza, e é por demais conhecida por entre os residentes e frequentadores daquela maravilhosa vila piscatória.

Com uma qualidade excepcional, o que é hábito em Sesimbra, e com preços bastante aceitáveis, a marisqueira Modesto oferece todo o género de petiscos e marisco fresco, desde os caracóis aos búzios, saladas de ovas de choco (!), carabineiros, lagostins, camarão, ameijoa, santola e lagosta... e muito mais.

No verão, convém começar a pensar em marcar lugar para o jantar, à hora do ... lanche !!!
a procura é grandiosa e a espera pode ser longa...

De inverno, é mais agradável, menos concorrido e a qualidade do marisco tão boa ou melhor...

segunda-feira

O Stop do bairro


O melhor lugar para conjugar duas das minhas grandes paixões é certamente "O Stop do bairro".

Fica na rua Tenente Ferreira Durão, em Campo de Ourique e apesar de ser um recanto de pequenas dimensões, é um local bastante concorrido.

O que caracteriza singelamente o Stop é a sua decoração alusiva a motivos futebolísticos, graças á enorme paixão pelo Belenenses que o Sr. João Sabino faz questão de demonstrar, pelas paredes de todo o estabelecimento podemos apreciar diversas camisolas de clubes de futebol, autografadas pelos seus ídolos, cachecóis, galhardetes e bandeiras. Um autêntico local de culto para todos os amantes do Desporto Rei.

No que diz respeito à cozinha, podemos catalogar as refeições como apetitosas, caseiras, volumosas e baratas. O cozido à portuguesa (às Quartas) e o Arroz de Cabidela (às Sextas) são os pratos mais famosos e procurados, mas tudo o resto é bom, muito bom.