terça-feira

O Burgo

Quem vem e atravessa Serra da Lousã depara-se com a estrada do Castelo. Metido numa dobra da serra, outrora ponto de passagem obrigatório para os que faziam a ligação entre o litoral e o interior da zona centro, encontramos o restaurante “O Burgo”, ponto de paragem obrigatório para os que apreciam os bons sabores tradicionais e as paisagens magníficas.

Uma antiga azenha abandonada transformou-se na sala de refeições que desde 1989 foi sendo transformada e decorada por um jovem casal (António Dias e Conceição Dias, ele responsável pelo restaurante e ela responsável pela cozinha), à medida que igualmente iam aprendendo, com os antigos naturais das aldeias serranas, a moda de confecção dos deliciosos paladares da serra que teimam em servir aos que ali se deslocam.

Dedicado a receitas e sabores tradicionais da Serra da Lousã, o “Burgo” tornou-se modelo de excelência e ponto de encontro de gentes oriundas das mais diversas paragens, facto talvez motivado pelas inúmeras actividades e feiras em que tem estado presente, quer em território nacional, quer no estrangeiro, o que bem denota a capacidade de renovação, sem perder a identidade, que lhe é próprio.